Dicas

DICAS DE CONSERVAÇÃO

É possível manter as roupas sempre bonitas, se o usuário tomar pequenos cuidados, irá garantir não só a beleza e conservação das peças, como também, a durabilidade.

Para que isto se torne realidade, segue abaixo algumas dicas.

Quando retornar com as roupas da lavanderia, ou comprar uma roupa nova, antes de guardá-las no armário, retire ou abra eventuais embalagens plásticas. Isto evita que a umidade natural do ambiente leve à formação de fungos - que prejudicam os corantes e fibras do tecido. Ao guardar suas roupas é importante que se utilize o cabide certo. Paletós e blazers devem ser pendurados em cabides com ombro largo, para evitar que fiquem marcados.

DICAS DE LAVAGEM

Aconselhar para que sua roupa dure o maior tempo possível faz parte do nosso papel. Para isso é necessário respeitar alguns princípios básicos, e em seguida, adaptar a melhor forma de lavagem: temperatura adequada, modo de lavagem.

Confira nossas dicas de como remover manchas abaixo.

Molhar imediatamente com água fria. Em seguida esfregar de leve com um pano embebido com vinagre branco. Sobre tecido branco, usar água oxigenada 10 volumes.

As manchas de frutas e verduras se oxidam ao ar e, sobretudo, ao calor (na secagem ou quando se passa o ferro). Elas adquirem uma coloração morena e se fixam nas fibras. Aconselha-se lavar rapidamente o tecido manchado. Passar levemente um pano embebido em vinagre branco ou água oxigenada 10 volumes.

Tirar a mancha em dois tempos: 1.dissolver o corpo gorduroso esfregando levemente com tetracloreto de carbono, ou solvente apropriado para tecido. 2. polvilhar com talco neutro, que absolverá a mancha.

Tinta de caneta esferográfica, sobre a lã esfregue com tetracloreto de carbono apropriado para tecidos. Sobre poliéster remover com solvente incolor para esmalte de unhas.
Mesmo que tenha secado e endurecido, saem com uma solução em partes iguais de terebentina e amoníaco.
Em tecidos resistentes, esfregar as manchas com água oxigenada. Para tecidos delicados, deixar de molho meio dia em água fria adicionada de vinagre branco.
Lavar com águafria durante alguns minutos. Se a mancha resistir: em tecidos resistentes embeba o tecido em água oxigenada, deixe agir e lave-o após, em tecidos de cor ou lã derreter um comprimido de aspirina em um copo de água e mergulhar a parte manchada por alguns minutos.
Esfregar ligeiramente com um pano embebido em álcool comum. Se a mancha persistir para tecido de algodão branco ou de cor resistente, misture a peça em água misturada com cândida; para outros tecidos utilizar álcool 90º ou vinagre branco.
A mancha de ferrugem deve ser eliminada de imediato para evitar que provoque um buraco. Utilize suco de meio limão adicionado de (uma colher de café) de sal refinado. Produtos específicos para ferrugem podem ser encontrados em farmácias.
Colocar em cima da mancha uma camada de manteiga ou margarina. Deixe agir por algumas horas. Tirar o grasso de gordura raspando delicadamente com uma espatula, em seguida limpar como uma mancha de gordura.
Deixar secar, e em seguida escovar, (escolha a densidade da escova conforme o tipo de tecido). Para apagar o vestígio, passar no tecido um dos produtos: água com vinagre - 2 colheres de sopa de vinagre branco diluído em 250 ml d'água, água com amoníaco - uma colher para meio litro de água.
Aplicar álcool 90º.
Tirar o máximo da crosta se cera raspando-a delicadamente os dois lados do tecido com uma espátula. Se a vela for branca, colocar o tecido entre duas folhas de papel absolvente e passar com ferro morno, trocando o papel à medida ele absolver a vela derretida. Lavar normalmente. Caso resistas a mancha gordurosa, eliminá-la usando álcool puro. Depois de 5 a 10 minutos esfregar a mão.
Passar uma pedra de gelo até que a mancha endureça. Raspar com uma espátula e completa com lavagem conforme indicado na etiqueta da roupa.
Para roupas com manchas pretas de mofo, o ideal é esfregar a peça com sal, vinagre branco e suco de limão. Coloque a roupa por uma hora no sol, e então lave normalmente.
Faça uma pasta de vinagre de álcool branco e bicarbonato de sódio, espalhe sobre a parte amarelada da roupa (como colarinho e axila) e deixe descansar por uma hora. Depois, coloque a roupa na máquina de lavar, e verá que a mancha sai bem mais fácil.
Numa panela, que caiba a roupa manchada, ferva água suficiente para cobrir a roupa em questão. Depois de ferver, coloque uma boa quantidade de açúcar, junte a roupa e deixe ferver até que a mancha desapareça. Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão, tecido sintético não pode. E se forem coloridas, verifique se a cor é firme.
Ferver a peça de roupa numa mistura de água e pedaços de limão. Além de ficarem brancas, o limão dá um aroma agradável às roupas.